• GRUPUGE >
  • Message from President

    Caros Colegas,

     

    As primeiras palavras são de agradecimento pelo voto de confiança nesta Equipa que sei que será muito empenhada, dinâmica e entusiasta em valorizar o papel dos Ultrassons na Gastrenterologia Portuguesa.
    Temos como objectivo dar continuidade e expandir os projectos das Direcções anteriores que, de uma forma inequívoca, trouxeram a actividade do GRUPUGE para o domínio nacional da SPG, prestigiando e reposicionando a importância desta área na formação de todos os Gastrenterologistas modernos.
    No mundo digital e tecnológico em que nos inserimos é primordial e incontornável o papel das redes sociais e da internet na divulgação e interacção entre pares e com a população a quem se destina a nossa actividade. É por isso um dos nossos principais objectivos a dinamização e revitalização do site do GRUPUGE, como fonte de informação para os sócios, plataforma de partilha de experiências e aprendizagem e comunicação com o público.
    Como grupo integrante de uma sociedade cientifica com responsabilidade na formação dos gastrenterologistas, pretendemos ter uma palavra decisiva e determinante na formação em Ecografia Digestiva, propondo um conjunto de Centros Nacionais com capacidade de ensino nesta área.
    Para além do apoio institucional ao Curso Teórico-Prático de Ultrasonografia Clínica para Gastrenterologistas, realizado anualmente no Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Castelo Branco, pretendemos manter a tradição recente do curso “hands-on” de Ultrassonografia na Doença Inflamatória Intestinal.
    A nível externo pretendemos dar continuidade ao projecto iniciado em 2016 de participação na reunião anual da Associação Espanhola de Ecografia Digestiva, com o objectivo da realização de uma Reunião Luso-Espanhola de Ecografia Digestiva em território nacional em 2019.
    Numa área com inovação e intervenção crescente, que muito tem despertado o interesse das novas gerações, pareceu-nos o momento ideal para o lançamento de uma Bolsa de Investigação em Ultrassons.

    A actividade do GRUPUGE não se limita aos elementos dos corpos sociais, pretendendo-se uma atitude inclusiva e com iniciativas propostas por todos os que têm interesse e actividade na área dos ultrassons.
    Contamos com o vosso apoio!

     

    Susana Lopes, Junho de 2017